top of page

Vencedores surpresa nas corridas matinais


As duas primeira corridas da temporada do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España foram de grande emoção, tendo os vencedores sido uma surpresa.

 

 

Corrida emocionante até à bandeira de xadrez

 

A ameaça de chuva pairava no ar na primeira corrida da categoria GT4, mas o início foi com pista seca, tendo Francisco Mora (Toyota GR Supra GT4 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal) mantido o comando a partir da pole-position, apesar da ameaça de Roberto Faria, que subiu a segundo no arranque e chegou a olhar para o primeiro posto.

 

No entanto, o piloto do Aston Martin Vantage AMR GT4 acabou por perder uma posição para César Machado (Toyota GR Supra GT4 da Speedy Motorsport), mantendo-se, a partir de então, as posições estáveis, até às paragens nas boxes.

 

Foi então que a ameaça de chuva se concretizou, intensificando-se gradualmente. Quando a onze voltas do final o Safety-Car foi activado, devido a uma saída de pista do Porsche Cayman CS RS divido por Luís Calheiros e Paulo Macedo, caiu uma chuvada, molhando ainda mais o asfalto do traçado algarvio.

 

Algumas voltas depois, as bandeiras verdes foram mostradas e Rafael Lobato, que faz equipa com César Machado, estabeleceu um eventual contacto com Francisco Abreu, que liderava no Toyota que partilha com Francisco Mora, entrando este em pião.

 

A partir de então, assistiu-se uma luta a três pelo triunfo entre o piloto da Speedy Motorsport, Mathieu Martins (Aston Martin da Racar Motorsport) e Filip Vava, que divide um dos Mercedes-AMG GT4 da NM Racing Team com Guilermo Aso.

 

Foram diversos os ataques realizados a Rafael Lobato, mas este acabou por cruzar a linha de meta em primeiro com uma vantagem de 0,020s para Mathieu Martins, ficando Filip Vava no terceiro posto, a 0,7s, tendo este vencido a GT4 Pro-Bronze.

 

Gonzalo de Andrés e Álvaro Lobera, em McLaren Artura GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, depois das duas pole-positions de ontem na GT4 Bronze, foram os mais fortes hoje, triunfando na sua divisão.

 

O mesmo se passou com Rubén Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende, que aos comandos do Aston Martin AMR GT4 operado pela Gianfranco Motorsport, impuseram-se na GT4 Am.

 

A segunda corrida da categoria GT4 terá o seu início às 16h00, podendo ser seguida em directo na DAZN Portugal, DAZN España, nas redes socias oficiais da competição, e ainda na da Alpha Live (Inglês), Motorsport Television Deutschland (Alemão) e Parc Férme TV (Italiano).

 



 

Jovens surpreendem os Campeões

 

A primeira corrida das categorias Turismos + GTC começou logo com drama, com o Ligier JS2R da Chefo Sport, pilotado por Angel Santos e Alejandro Iribas, a parar na volta de aquecimento com problemas técnicos, obrigando o pelotão a repetir o procedimento.

 

Ainda antes da corrida ter o seu início, Daniel Teixeira viu o seu Hyundai Elantra N TCR, da JT59 Racing Team, a desenvolver problemas de caixa de velocidades, obrigando-o a rumar às boxes antes da luz verde.

 

O Campeão em título dos Turismos ainda regressou à pista, mas com duas voltas de atraso, viu-se impossibilitado de converter a sua pole-position numa vitória, terminando em décimo sétimo.

 

Rui Miritta, que arrancava de segundo, também não teve uma corrida fácil, uma vez que o seu Porsche 911 Cup, operado pela Monteiros Competições, mostrou problemas com os travões, o que abriu a porta da luta pela vitória aos ex-pilotos da FPAK Junior Team, Henrique Moura Oliveira e Rúben Silva, em BMW M4 GT4 (F82) da Monteiros Competições.

 

Depois de uma batalha intensa com o Campeão da GTC e com João Posser, Porsche 911 Cup da Veloso Motorsport, a dupla do carro bávaro ascendeu ao comando, caminhando para um triunfo à geral e na divisão GTX, batendo Rui Miritta, que se impôs na Cup.

 

No final, o BMW da Monteiros Competições foi penalizado com 49 segundos, atirando-o para o décimo lugar da geral, deixando a vitória para Rui Miritta e o triunfo nos GTX para Alba Vazquez e Alfonso Colomina, em McLaren 570S GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport.

 

Entre os jovens pilotos da FPAK Junior Team, foram Diogo Castro e Tomás Gomes que levaram a melhor ao impor o seu Ginetta G40 aos de Rodrigo Vilaça / Tomás Martins e Martim Romão / João Faria.

 

A segunda corrida de Turismos + GTC terá o seu início às 14h50, podendo ser seguida em directo na DAZN Portugal, DAZN España, nas redes socias oficiais da competição, e ainda na da Alpha Live (Inglês), Motorsport Television Deutschland (Alemão) e Parc Férme TV (Italiano).





 
 
 

Follow Us!

Subscribe !

  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
RaceReady-vector-sem-fundo.png
SuperCars GT4 South 
Race Ready, Iberian Historic Racing
Estrada de Paço de Arcos 66
2735-336 Portugal

(+351) 210 920 650

bottom of page